Recentemente, eu estive uma semana bordo do Costa Smetalda e no final da minha semana a bordo, mal podia esperar para desembarcar para sempre.
Decidi fazer um cruzeiro na Costa, pois gostaria de conhecer a companhia e quando pesquisava os cruzeiros pela Europa no início deste ano, me deparei com um cruzeiro barato de 7 noites na Costa Smeralda, o navio esta entre os 10 maiores navio de cruzeiro do mundo, que foi lançado em 2019. Querendo experimentar algo novo, reservei o cruzeiro.
Antes de reservar, eu mantive a mente aberta sobre a Costa Cruzeiros. Eu não ia deixar minha experiência de cruzeiro ser arruinada pela reputação duradoura do desastre da Costa Concordia de 2012, ou mesmo pela baixa classificação do navio na internet.
No entanto, no final da minha semana a bordo da Costa Smeralda, eu estava, infelizmente, mais do que pronta para desembarcar. Embora houvesse certos aspectos das férias que eu gostei, incluindo a qualidade da comida, a experiência foi manchada pela má organização e design do navio.
Aqui estão 5 coisas que eu absolutamente odiei no meu cruzeiro barato na Costa.
Eu odiava o buffet principal da Costa Toscana, e era desnecessariamente caótico
Na primeira refeição (na hora do almoço), fiquei perturbada com o caos total do buffet principal do navio, La Sagra Dei Sapori. É normal que centenas de passageiros estejam em um buffet de navio de cruzeiro ao mesmo tempo, mas a Costa Cruzeiros não conseguiu gerenciar bem as multidões.
Para começar, o buffet não era self-service. Em vez disso, os passageiros tinham que fazer fila em uma estação separada para cada tipo de comida que queriam. A fim de uma salada? Ou uma pasta fresca? Um pedaço de salmão? Nesse caso, você terá que fazer fila em cada estação respectiva, e deve esperar uma longa fila – pode ser uma espera de dez minutos para estações populares, especialmente para carnese peixes.
Francamente, achei o sistema de buffet ridículo em um navio de cruzeiro com 6.000 passageiros , e não foi culpa dos membros da tripulação ou dos passageiros, apenas um design ruim do navio. Felizmente, durante o café da manhã e o almoço, o Costa Smeralda oferece um buffet self-service em duas de suas principais salas de jantar. Esses buffets eram muito menos lotados, sem falta de assentos e sem filas para falar.
Tentei evitar o La Sagra Dei Sapori o máximo possível em favor dos outros buffets, mas infelizmente, era o único aberto para o serviço de jantar. A graça salvadora do buffet foi que a comida era muito boa, especialmente a massa!
Embarque em todos os portos
Na Costa é possivel embarcar ou desembarcar em qualquer porto de cala. Isso torna seus ainda mais caóticos e bagunçados, todos os dias entram e saiem passageiros, consequentemente todos os dias os passageiros são convidados a fazer o procedimento de segurança, isso gera um bagunça desnecessária diariamente.
Ter novos passageiros embarcando no navio todos os dias significa que há uma sensação de confusão todas as manhãs e tardes. Centenas de passageiros com malas podem ser vistos vagando pelo navio pela manhã.
Eu odiava os espaços apenas para adultos porque não era respeitado
Costa Smeralda tecnicamente tem dois espaços de piscina apenas para adultos, mas você não deve realmente esperar que essas áreas sejam livres de crianças.
No meio do meu cruzeiro, decidi finalmente conferir o espaço do Solarium apenas para adultos no deck da piscina do Costa Smeralda. Para minha surpresa, encontrei crianças nadando na piscina. Quando passei algumas horas depois, havia ainda mais crianças na piscina.
Parecia que as áreas apenas para adultos não precisavam ser respeitadas no navio, mas eu não culpo necessariamente os outros passageiros. A placa que diz “somente para adultos” é tão pequena que é fácil de perder—embora eu não tenha certeza se uma placa maior faria a diferença, de qualquer maneira.
A Costa Cruzeiros atende famílias com crianças, e havia crianças praticamente em todos os lugares a bordo. Em geral, eu diria que os italianos toleram crianças em espaços centrados em adultos mais do que os americanos, então entendo por que pode ter havedo crianças na piscina apenas para adultos.
Mesmo assim, aqueles que procuram um refúgio focado em adultos devem ficar longe de Costa.
Como a Costa Cruises é uma linha de cruzeiros italiana, é compreensível que a experiência a bordo seja fortemente atendida aos gostos italianos. Se você embarcar em um cruzeiro na Costa esperando uma experiência centrada na América, certamente ficará surpreso.
Em primeiro lugar, o principal idioma falado é o italiano. No entanto, os hóspedes que falam inglês não encontrarão dificuldades linguísticas, já que todos os membros da tripulação falam inglês.
O navio foi projetado no tema das paisagens urbanas italianas, com locais como a Gelateria Amarillo projetados para parecer uma praça italiana. Até os bares combinavam com a atmosfera italiana do navio, como o Aperol Spritz Bar, que se especializou no famoso aperitivo veneziano.
Claro, navegar em uma linha de cruzeiro italiana significa que você deve esperar mais do que apenas algumas diferenças em termos de operações. As refeições, por exemplo, eram muito mais tarde do que muitos europeus do norte e norte-americanos estariam acostumados.
O jantar mais cedo foi às 18h, mas o buffet não abriu antes das 19h30 para o jantar. Pessoalmente, senti que às 18h era um horário perfeito para o jantar cedo, mas senti que o buffet poderia ter ampliado o horário do jantar para reduzir as multidões.
Além disso, o serviço foi menos prático do que uma linha de cruzeiro americana, que correspondia a uma expectativa europeia de serviço. Por padrão, os hóspedes devem esperar menos conversas com os membros da tripulação em comparação com a Royal Caribbean, embora a equipe sempre tenha sido amigável quando iniciei uma conversa.
Eu odiava a tolerância para fumar a bordo e queria que as regras fossem mais rígidas
Sobre o assunto das diferenças culturais, um aspecto da Costa que eu não conseguia superar era a tolerância ao cigarro. Na Suiça se fuma muito então me acostumei com uma maior prevalência de tabagismo, mas isso não significa que eu goste.
Pessoalmente, odeio cheirar e inalar fumaça de cigarro, e isso foi um grande golpe de cruzeiro na Costa.
Embora o navio tenha áreas designadas para fumantes, parecia haver muito mais fumaça de cigarro em comparação com qualquer cruzeiro europeu que eu tenha feito antes. Para piorar as coisas, os hóspedes podem fumar em suas varandas em Costa, mas tive sorte de nenhum dos meus vizinhos de varanda serem fumantes!
Eu odiava os assentos nos locais de entretenimento, o que impossibilitava assistir a shows
Meu uso da palavra ódio neste artigo deve ser tomado de ânimo leve. Sinceramente, embora eu não gostasse de certas coisas, eu não odiava nenhum aspecto da minha experiência no Costa Smeralda , exceto por uma coisa: os locais de entretenimento.
Não tenho certeza do que a linha de cruzeiro estava pensando ao projetar os cinemas na Costa Smeralda , se você pudesse chamá-los de teatros. Infelizmente, os locais tinham tantas vistas obstruídas que era quase impossível assistir a um programa sem aparecer horas antes do tempo.
O principal espaço de entretenimento, chamado Coliseu, é um “anfiteatro” de três andares que funciona funcionalmente como o átrio principal do navio. Os shows no Coliseu se concentram em acrobacias, truques de circo e vocalistas, e pelo que pude ver, os shows não foram muito bons.
Dito isso, o design do Coliseu arruinou a experiência para mim. Há apenas uma pequena quantidade de assentos com uma visão completa do palco, mas esses assentos eram frequentemente ocupados horas antes do início de um show, já que os passageiros também usavam os assentos como um espaço de encontro no átrio.
Todos os outros assentos na área oferecem uma visão obstruída. Há até telas de televisão ao redor do palco para que os passageiros possam assistir ao programa (que está acontecendo bem na frente deles) na tela. A alternativa é ficar atrás dos assentos não obstruídos, mas essa não é exatamente uma opção confortável.
Eu odiei a falta de programação a bordo em comparação com outras linhas de cruzeiro
A última coisa que eu não gostei no meu cruzeiro barato da Costa Smeralda foi a falta de programação a bordo.
Nos dias do porto, a Costa Smeralda só parecia oferecer a maior parte da programação depois das 19h, que consistia principalmente em música ao vivo, shows de produção e karaokê. Aulas de exercícios em grupo e a sessão ocasional de curiosidades foram oferecidas no início do dia.
O único dia no mar do itinerário teve mais atividades disponíveis, como o desafio Zorb, durante o qual os participantes correram por uma pista de obstáculos enquanto estavam presos dentro de uma bola inflável gigante. Ainda assim, a maioria das atividades oferecidas nos dias do mar envolvia vender algo,.
No geral, não tenho certeza se navegaria na Costa Cruzeiros novamente depois da minha primeira experiência.
Eu sempre tento olhar pelo lado bom quando faço um cruzeiro, mas não tenho certeza se navegaria na Costa novamente.
Embora o navio seja lindo é difícil ignorar as principais desvantagens, como a falta de programação diurna e a má gestão da multidão. Alguns pequenos ajustes, como expandir o horário no serviço de jantar buffet e oferecer serviço de bar à beira da piscina, poderiam ter melhorado muito a experiência geral.
Mesmo ao comparar Costa e MSC —duas das principais linhas europeias—eu prefero cruzeiros na MSC. Eu achei a qualidade da comida melhor na Costa melhor em comparação a MSC, mas a MSC oferece uma maior variedade de cozinhas incluídas na tarifa do cruzeiro.
Ao ler as avaliações na internet sobre a Costa, infelizmente tenho que concordar com a maioria delas.